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-Um ano novo para os professores de Portugal

Os professores têm de ser valorizados na sua carreira e têm também de ver reforçada a sua autonomia. Só assim podem trabalhar bem e só dessa maneira conseguirão pôr em prática, em favor dos seus alunos e de toda a comunidade, todas as potencialidades que eles têm e que neste momento estão controladas exteriormente.

Para ler o texto completo do FLE (aqui)

 

-Rankings: Pão e Circo

Assim, com a certeza de que a qualidade de um sistema de ensino não pode exceder a qualidade dos seus professores, como pode o ME capacitá-los para acolherem, acompanharem, distinguirem, interpretarem, orientarem e agregarem o conhecimento de hoje? Se nem todos são suficientemente eficientes e eficazes; se nem todos têm o dom da imaginação para sugerir e o conhecimento para enriquecer; se nem todos exercem a educação inclusiva e, portanto, diferenciada; se nem todos conseguem motivar e cativar os alunos, urge interrogar: Por onde começar para que todos se tornem ainda melhores na sua missão? E, já que falamos em motivação, como premiá-los de modo efetivo pelos seus sucessos? Como reconhecer-lhes o esforço e a dedicação de forma equitativa, quando muitas vezes o seu sucesso fica limitado à análise estática dos rankings e aos resultados obtidos por quem não quer aprender?

Para ler o texto completo do Paulo Simões Lopes (aqui)

 

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