banner
mensagem
A luz está, no Génesis no início de tudo: "Deus disse: "Faça-se a luz!" E a luz foi feita. Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas." (Gen. 3-4). A Bíblia não é um livro de ciência. mas hoje os cientistas sabem que o Big Bang foi uma explosão de luz. E sabem também que praticamente tudo o que lhes é dado saber sobre o Universo é conseguido através da luz.
Carlos Fiolhais
no ano internacional da luz
A escola é, na sociedade, o meio por excelência de transmissão de conhecimento às novas gerações. Não houve e provavelmente não haverá nunca um meio tão adequado para cumprir essa tarefa. A escola deve iluminar os jovens com base nos conhecimentos do passado para que eles se sintam capazes de viver melhor no mundo. Nalguns casos, da escola sairão aqueles que terão novas ideias, que conseguirão, como tão bem disse Goethe, Mais luz!
A luz está, no Génesis, no início de tudo: “Deus disse: "Faça-se a luz!" E a luz foi feita. Deus viu que a luz era boa, e separou a luz das trevas.” (Gen. 3-4). A Bíblia não é um livro de ciência, mas hoje os cientistas sabem que o Big Bang foi uma explosão de luz. E sabem também que praticamente tudo o que lhes é dado saber sobre o Universo é conseguido através da luz.

a rampa
Rampas e rampas em primeira… em segunda… pneus de angústia… e nós, pais, continuamos a insistir em deixá-los mesmo à porta… se comeram cereais ao pequeno-almoço, então podem subir as escadas da rampa para ajudar a metabolizar o açúcar que comeram a mais… um pequeno gesto subtil… eu sei, por vezes gera algum desconforto… mas um destes dias vai perceber que o seu filho lhe vai pedir para ir ao ginásio… e também se vai cansar… e que mais importante do que isso é pensar que está na hora de mudar comportamentos…

descentralização em educação
"Porque em educação é impossível colher aquilo que não se semeia. Quem está disposto a bater-se pela escola? Quem acredita na importância da cultura escolar (literária, artística, científica), de uma cultura que é feita de trabalho, de persistência, de continuidade, de justiça, de diálogo?"
A descentralização em educação numa ótica de uma maior autonomia organizativa, administrativa, curricular e pedagógica dos municípios, das escolas, dos diretores e da comunidade educativa local.

outra vez o ranking
[...] A informação descritiva do ranking deveria servir, sobretudo, para a análise discrepante de resultados, para entender a causa dessa discordância, para encontrar soluções e para introduzir estratégias corretivas na aprendizagem dos alunos por forma a alavancar o progresso dos alunos. Surge agora mais um “ranking”. O ranking da inflação, desenhado por dois investigadores de uma Unidade de I&D de Ciências da Educação da Universidade do Porto, começa por calcular a diferença média, a nível nacional, entre a classificação nos exames e as notas dadas nas escolas e de seguida compara cada escola com essa média, deduzindo daqui as escolas alinhadas ou desalinhadas com as notas de exame.[...]

educar ou ensinar
Transmitir conhecimento não é educar, e o problema da nossa educação reside no facto de em pleno século XXI, ainda se acreditar que o professor orador ainda pode competir com a página da internet. Educar é muito mais que transmitir conhecimento, é formar cidadãos capazes de viver em sociedade e contribuir para elevar o humanismo, a solidariedade e o bem estar geral. Afinal o que é a verdadeira educação? Educamos o mundo em que vivemos ao fomentar a convivência! Mas que mundo queremos? Um mundo em que possamos crescer como pessoas que se aceitam e se respeitem num espaço de convivência sã. Mas como?

as melhores escolas e as crianças mais felizes
Em que lugar do mundo estão as melhores escolas e as crianças mais felizes? Jake Levy da Buzz Feed criou o infográfico “The Best Schools and the Happiest Kids”, com um cruzamento dos dados publicados pela OCDE e uma pesquisa sobre felicidade nas escolas. Sobre esta infografia, a APCRSI explorou a existiência de uma relação entre a qualidade das escolas e a felicidade das crianças.

clube de xadrez
A professora Célia Mendes e o professor Carlos Pocinho, convidaram a APCRSI a associar-se à criação de um Clube de Xadrez no CRSI. Fizeram-no convictos que “os benefícios do Xadrez são incontestáveis e perduram para além do momento em que o jogo termina e o tabuleiro é afastado. É sabido que este jogo desenvolve capacidades mentais essenciais para a vida, que envolvem a concentração, o pensamento crítico, a resolução lógica de problemas, o reconhecimento de padrões, a planificação de estratégias, a criatividade, a capacidade de análise e síntese e a avaliação de situações. A par de tudo isto, atribui-se ao jogo de Xadrez a capacidade de desenvolvimento de competências sociais e emocionais decisivas para uma vida feliz.”
Conscientes que esta é mais uma base sólida para enriquecer os nossos jovens, damos as boas vindas a este Clube e convidamos os pais (com conhecimento para partilhar, tempo para disponibilizar ou material para reutilizar) a juntarem-se a este projeto.
ajuda.a.ajudar
Depois do sucesso da recolha de tampinhas no ano lectivo transacto (entrega de 130mil tampinhas aos pais de duas meninas com necessidades especiais), surge naturalmente a reedição da campanha "ajuda.a.ajudar", depois de termos observado, que a comunidade escolar continua a acrescentar o “S” de Solidariedade, aos 3R (Reduzir, Reciclar, Reutilizar).

O objectivo deste ano é audaz! Visa aumentar o tamanho deste “S”, pelo que impõe a pergunta: “já pensou que com uma tampinha pode ajudar a colorir uma vida?”, sendo que a possibilidade de colorirmos uma vida é por esta via relembrada ao abrir um iogurte, um sumo ou uma garrafa de água.

Jovens, solidariedade e missão, um tema tão abrangente e inspirador num espaço impar e privilegiado onde pretendemos contribuir para uma melhor formação de todos os nosso educandos.

2 2 2 2 2 2 2 2
2 2 2 2 2 2 2 2


registo na apcrsi
A Associação de Pais dos Alunos do Colégio da Rainha Santa Isabel, tem por finalidade promover o diálogo permanente entre os Pais e o Colégio com vista a uma maior conjugação de esforços no campo educacional.
Para conhecer os principais marcos da nossa actividade, registe-se (aqui).
facebook
Se pertence à comunidade educativa do CRSI, para aceder ao facebook da apcrsi basta fazer um pedido de amizade (aqui)

O termo voluntariado é utilizado para designar um conjunto de ações de interesse social e comunitário em que toda a atividade desempenhada reverte a favor do bem-comum. Nesse exercício de cidadania em benefício da comunidade, reverte para o indivíduo o potencial transformador que tais atitudes e comportamentos representam na sua valorização humana.

A Associação de Pais do Colégio da Rainha Santa Isabel tem por finalidade promover o diálogo permanente entre os Pais e o Colégio com vista a uma maior conjugação de esforços no campo educacional.

Site desenvolvido pela APCRSI e otimizado para Google Chrome, Mozilla Firefox e Safari