banner
mensagem
Devemos transcender os muros da Escola para entender o “para quê ensinar”. Sugiro que passemos a olhar os orientais, em suas relações “Mestre-Discípulos”, pois falamos muito em seguir exemplos, mas adotamos uma relação ocidental que artificializa o ensino de seus conteúdos, estes perdem o seu significado o que torna a relação enfadonha, distante. O conteúdo passa a ser como “as sombras da caverna de Platão” e o aluno olha pela janela e vê ao longe um Mundo multicolorido, que se movimenta, tem calor, cheiro, sons que não são repetidos e nem cobrados energicamente. Um Mundo que mesmo ao longe ele intui que tem sentido. Daí vem o professor e o pune, pela sua distração, só que ele não estava distraído, muito pelo contrário, ele estava muito concentrado na ação de viver. Ele quer vida.
Valnei Francisco de França
Registo na apcrsi
A Associação de Pais dos Alunos do Colégio da Rainha Santa Isabel, tem por finalidade promover o diálogo permanente entre os Pais e o Colégio com vista a uma maior conjugação de esforços no campo educacional.

Para conhecer os principais marcos da nossa actividade, registe-se (aqui).
O que aconteceu à àrvore que me deu o livro?
Este é o mote com que damos início a mais uma campanha de recolha e distribuição de manuais escolares, alicerçado no lema:
Reutilizar é melhor que Reciclar!

Pretende-se cultivar o rigor da nossa consciência e construir, com a ajuda de toda a comunidade escolar, uma rede colaborativa, desperta para o valor do livro e do seu impacto ecológico.
Propomo-nos implementar um sistema de reutilização do livro, assente no dever social, de economia e de respeito pelo ambiente:
 • Social - incutir nos alunos uma cultura de respeito e valorização dos livros;
 • Ambiental - reduzir desperdícios e preservar o meio ambiente;
 • Económico - diminuir as despesas das famílias com manuais escolares.

Esta é uma possibilidade de mudança e uma nova cultura. Vamos plantar esta ideia e assim não será necessário "cortar a árvore que me deu o livro".

Concretização e normas

Resultados Complementares - Banco Alimentar - PAPEL POR ALIMENTOS

Livrão (bar do CRSI)

ajuda.a.ajudar | alunos recolheram 130.000 tampinhas
Acabei de ler na imprensa diária, com orgulho, a notícia referente à entrega, de 130 mil tampinhas, que os alunos do CRSI recolheram e entregaram, contribuindo para a ajuda de duas crianças portadoras de paralisia cerebral, apoiando-as nas respetivas terapias.
Os meus parabéns, na qualidade de pai e de cidadão, pela iniciativa e pelos valores que ela incorpora, dimensões estas de inegável sentido de solidariedade e de humanismo que os alunos desse colégio demonstraram e que a Irmã Maria da Glória tão sabiamente e competentemente dirige.

Igualmente, uma enorme e distinta palavra de apreço para a Associação de Pais do CRSI, por ter envolvido e motivado toda a comunidade educativa para que fosse possível concretizar esta iniciativa, contribuindo para o  desenvolvimento pleno e harmonioso da personalidade do indivíduo, valorizando a dimensão humana das atividades escolares.

Direi ainda que, hoje, esta iniciativa potencia outros valores, como sejam a Ética e a Cidadania fatores centrais e transversais do processo formativo dos educandos no sentido de prepará-los de forma integrada para o exercício da vida em sociedade. Que bom exemplo e que boa experiência, Irmã Maria da Glória.

Ao terminar, uma palavra para o impacto que a responsabilidade social e a ética assumem cada vez mais, nas organizações e muito particularmente nas instituições de ensino. Com efeito, estas práticas que foram experienciadas no CRSI constituem sem dúvida, ferramentas estratégicas de valor acrescentado num contexto altamente concorrencial e em constante transformação, contribuindo certamente para o reforço da identidade, da credibilidade, da sustentabilidade, da notoriedade, do sentido de pertença e para o “empowerment” da comunidade educativa. Este é o caminho, este é o rumo.

Citando Pe Vasco Pinto de Magalhães, SJ. no seu  livro “Não Há Soluções, Há Caminhos”, … “Não perguntes porquê, mas para quê” e ainda, “Quando se navega sem Destino, nenhum vento é favorável”.

Bem-hajam Direção, Professores, alunos e Associação de Pais do CRSI.

Europeus de Hoje, Construtores do Amanhã, foi o tema escolhido para este ano letivo, brevemente a terminar.

De facto, passámos do enunciado ao testemunho e, nada melhor do que com estas iniciativas podermos com a participação ativa e cooperante de toda a comunidade, ilustrarmos, corporizarmos e darmos sentido não só àquele tema, como também ao lema citado no ideário educativo “Façamos todos os esforços por aperfeiçoar a educação e levá-la ao grau de perfeição que é possível…” Ana Maria Javouhey

Foi um privilégio. Com admiração.
Joao Henrique Bento


Troca por troca
Quantas vezes não sabe o que fazer com o vestuário do CRSI que já não serve ao seu filho?
Quantas vezes precisou de uma peça do CRSI que naquela altura específica não estava nos seus planos comprar?

Troca por Troca, grupo fechado no facebook da APCRSI, acessível unicamente aos respetivos membros, destina-se à troca de vestuário, em bom estado, com a marca do CRSI, utilizado pelos alunos em ambiente escolar.
Este é um espaço em que os seus membros podem publicar a sua intenção de trocar, promover ou vender por um valor simbólico o vestuário do Colégio.
Basta que deixem a descrição da peça e, a partir daí, se algum membro se identificar com essa descrição, pode estabelecer contacto direto, de preferência em privado, com o membro em causa. O resto combinam diretamente, pois o Troca por Troca é apenas um ponto de encontro a partir do qual os membros interessados na transação se contactam diretamente.

A reutilização evita o desperdício, é financeiramente benéfica e, acima de tudo, é pedagógica.

Boas trocas!

Rita Melo e Catarina Bastos com Manuela Pereira, II.2014
facebook


Se pertence à comunidade educativa do CRSI, para aceder ao facebook da apcrsi basta fazer um pedido de amizade (aqui)

A Associação de Pais do Colégio da Rainha Santa Isabel tem por finalidade promover o diálogo permanente entre os Pais e o Colégio com vista a uma maior conjugação de esforços no campo educacional.
Site desenvolvido pela APCRSI, otimizado para Mozilla Firefox e Google Chrome