banner
mensagem
Na reflexão de hoje recordo o início das palavras de Jesus: «Se me amardes, guardareis os meus mandamentos». Tudo começa num «se»… numa proposta que se revela desafio. Ou como disse tão bem Ermes Ronchi «Tudo começa com uma palavra cheia de delicadeza e respeito: se me amardes… ‘Se’: um ponto de partida tão humilde, tão livre, tão confiante. Não se trata de uma ordem (deveis observar), mas de uma constatação: se amardes, entrareis num mundo novo».

Se quiseres o amor pode ser a referência da tua vida. Não um amor qualquer mas um amor profundo e capaz de dar a vida – como Jesus. Um amor que está na base de todas os ‘mandamentos’ e de todas as responsabilidades. Se quiseres podes amar. Se quiseres podes acolher em vez de atacar, podes construir em vez de ‘denegrir’, podes abraçar em vez de apontar o dedo, podes estender a mão em vez de passar ao lado, podes abençoar em vez de criticar…

DESAFIO: Se quiseres podes fazer do pormenor a diferença. Se quiseres podes escolher surpreender alguém. Se quiseres podes agradecer a Deus repetidamente tantos dons recebidos. Se quiseres podes não mudar o mundo mas consegues fazer a ‘diferença’ junto dos que te são mais próximos.
Pe. Nuno Santos In https://www.facebook.com/groups/graodetrigo.COIMBRA/
Registo na apcrsi
A Associação de Pais dos Alunos do Colégio da Rainha Santa Isabel, tem por finalidade promover o diálogo permanente entre os Pais e o Colégio com vista a uma maior conjugação de esforços no campo educacional.

Para conhecer os principais marcos da nossa actividade, registe-se (aqui).
COIMBRA - Roadshow 2014
ajuda.a.ajudar | alunos recolheram 130.000 tampinhas
Acabei de ler na imprensa diária, com orgulho, a notícia referente à entrega, de 130 mil tampinhas, que os alunos do CRSI recolheram e entregaram, contribuindo para a ajuda de duas crianças portadoras de paralisia cerebral, apoiando-as nas respetivas terapias.
Os meus parabéns, na qualidade de pai e de cidadão, pela iniciativa e pelos valores que ela incorpora, dimensões estas de inegável sentido de solidariedade e de humanismo que os alunos desse colégio demonstraram e que a Irmã Maria da Glória tão sabiamente e competentemente dirige.

Igualmente, uma enorme e distinta palavra de apreço para a Associação de Pais do CRSI, por ter envolvido e motivado toda a comunidade educativa para que fosse possível concretizar esta iniciativa, contribuindo para o  desenvolvimento pleno e harmonioso da personalidade do indivíduo, valorizando a dimensão humana das atividades escolares.

Direi ainda que, hoje, esta iniciativa potencia outros valores, como sejam a Ética e a Cidadania fatores centrais e transversais do processo formativo dos educandos no sentido de prepará-los de forma integrada para o exercício da vida em sociedade. Que bom exemplo e que boa experiência, Irmã Maria da Glória.

Ao terminar, uma palavra para o impacto que a responsabilidade social e a ética assumem cada vez mais, nas organizações e muito particularmente nas instituições de ensino. Com efeito, estas práticas que foram experienciadas no CRSI constituem sem dúvida, ferramentas estratégicas de valor acrescentado num contexto altamente concorrencial e em constante transformação, contribuindo certamente para o reforço da identidade, da credibilidade, da sustentabilidade, da notoriedade, do sentido de pertença e para o “empowerment” da comunidade educativa. Este é o caminho, este é o rumo.

Citando Pe Vasco Pinto de Magalhães, SJ. no seu  livro “Não Há Soluções, Há Caminhos”, … “Não perguntes porquê, mas para quê” e ainda, “Quando se navega sem Destino, nenhum vento é favorável”.

Bem-hajam Direção, Professores, alunos e Associação de Pais do CRSI.

Europeus de Hoje, Construtores do Amanhã, foi o tema escolhido para este ano letivo, brevemente a terminar.

De facto, passámos do enunciado ao testemunho e, nada melhor do que com estas iniciativas podermos com a participação ativa e cooperante de toda a comunidade, ilustrarmos, corporizarmos e darmos sentido não só àquele tema, como também ao lema citado no ideário educativo “Façamos todos os esforços por aperfeiçoar a educação e levá-la ao grau de perfeição que é possível…” Ana Maria Javouhey

Foi um privilégio. Com admiração.
Joao Henrique Bento


Kiss and Go
Reflita e aja! É urgente!

Cidadania é consistência articulada nas ações práticas do dia-a-dia quando, dentro do espaço em que vivemos, exercemos os nossos direitos e deveres civis, políticos e sociais.

Exercer cidadania começa por lutar por esses direitos e fixar, desse logo, objetivos na educação dos nossos filhos tendo em conta a sua preparação para uma ação quotidiana que vise o bem-estar e o desenvolvimento social de todos.

As crianças devem perceber que pequenos gestos incorporados na rotina, servem para melhorar a convivência social e promover de uma forma harmoniosa a educação entre os que com eles convivem. Noutro quadrante, os pais deverão ter consciência que os adolescentes interpretam as suas ações e que, por isso, nas suas posturas os seus filhos encontram o modelo para o amanhã.

Com este enquadramento e porque a educação não tem idade, a apcrsi lança a iniciativa, Kiss & Go, com o objetivo de alertar e reeducar consciências!!

Porque estacionamos o carro durante um tempo muito superior ao razoável para deixarmos ou levarmos os nossos filhos? Porque estacionamos o carro na rampa do colégio? Porque é que ao volante, nós, mais velhos, manifestamos comportamentos egoístas? Que entendimento dita o desrespeito das regras, pondo a segurança e o humor em causa?

A educação no trânsito, não tem idade! Kiss & Go é uma iniciativa da apcrsi.

Carla Gomes e Gonçalo Cunha, X.2013
Troca por troca
Quantas vezes não sabe o que fazer com o vestuário do CRSI que já não serve ao seu filho?
Quantas vezes precisou de uma peça do CRSI que naquela altura específica não estava nos seus planos comprar?

Troca por Troca, grupo fechado no facebook da APCRSI, acessível unicamente aos respetivos membros, destina-se à troca de vestuário, em bom estado, com a marca do CRSI, utilizado pelos alunos em ambiente escolar.
Este é um espaço em que os seus membros podem publicar a sua intenção de trocar, promover ou vender por um valor simbólico o vestuário do Colégio.
Basta que deixem a descrição da peça e, a partir daí, se algum membro se identificar com essa descrição, pode estabelecer contacto direto, de preferência em privado, com o membro em causa. O resto combinam diretamente, pois o Troca por Troca é apenas um ponto de encontro a partir do qual os membros interessados na transação se contactam diretamente.

A reutilização evita o desperdício, é financeiramente benéfica e, acima de tudo, é pedagógica.

Boas trocas!

Rita Melo e Catarina Bastos com Manuela Pereira, II.2014
facebook


Se pertence à comunidade educativa do CRSI, para aceder ao facebook da apcrsi basta fazer um pedido de amizade (aqui)

A Associação de Pais do Colégio da Rainha Santa Isabel tem por finalidade promover o diálogo permanente entre os Pais e o Colégio com vista a uma maior conjugação de esforços no campo educacional.
Site desenvolvido pela APCRSI, otimizado para Mozilla Firefox e Google Chrome