featured image

03 de junho de 2016

Por Mário Amorim Lopes

"O gráfico no canto superior esquerdo ilustra o efeito da entrada de um bom professor. Existe claramente um aumento significativo da apreciação escolar dos alunos, medida no eixo vertical, criando um gap com a média. Em contraste, a entrada de um mau professor, cujo efeito está ilustrado no gráfico do canto inferior esquerdo, gera uma clara degradação dos resultados dos alunos.

Se este efeito causal é consistente, então o efeito nos resultados dos alunos deverá verificar-se também quando um bom ou um mau professor abandona a turma. Efectivamente, este efeito verifica-se. No canto superior direito temos o efeito da saída de um bom professor, que diminui o gap positivo existente, e no canto inferior direito temos o efeito análogo no caso de um mau professor, que revela que os resultados recuperam face à média.

Posto isto, deveria parecer claro que o sistema educativo deverá estar montado de forma a que os pais e as próprias escolas consigam identificar os bons e os maus professores, separando o trigo do joio, e criando também incentivos a que os maus se esforcem e melhorem a sua prestação. Certo? Errado."


Caros Amigos, os objetivos da AP do CRSI quando, há 30 edições atrás, decidimos publicar a presente NL, eram basicamente os seguintes:

  1. Publicar e criar um repositório com um conjunto consistente de informações e textos que contribuíssem para elucidar os pais e os leitores em geral para a problemática do cancelamento dos CA negociados e contratualizados com o anterior governo;
  2. Colher e publicar um conjunto de textos de pessoas que, de forma racional e objetiva, defendem o principio da liberdade de escolha dos pais em função da qualidade do projeto educativo que querem para os seus filhos;
  3. Lançar o debate sobre uma escola (estatal ou privada) que preste um serviço publico educação de qualidade, que os pais e seus filhos se orgulhem de frequentar e contribua para dotar as próximas gerações de mais e melhores competências.

Chegamos ao fim deste ciclo, com a noção do dever cumprido.

Muitas foram as pessoas que se manifestaram positivamente elogiando este trabalho efetuado nos últimos 30 dias, outras mostraram a sua indiferença, mas valeu a pena: despertámos consciências e temos a certeza que contribuímos para esclarecer pais, professores e alunos.

Trinta edições, noventa artigos depois, só não percebeu quem desviou a atenção da heterogeneização, da diferenciação, da distinção dos bons profissionais dos menos bons.

Os pais, como diz Carlos Guimarães, “gostariam era de ter a mesma oportunidade que é dada aos pais com filhos em zonas de escolas com contrato de associação. Por isso, o argumento da inveja é tão eficaz. O argumento permite racionalizar e exteriorizar um sentimento mesquinho. Também por isso será aquele que continuará a ser utilizado, independentemente de ser vazio de racionalidade.”

Aos colegas que, com a intensidade possível, ajudaram a construir este projeto, ultrapassando contrariedades e bloqueios, e a leva-lo diariamente a uma média de mil e quinhentos leitores. A todos, o meu muito obrigado.

João Asseiro, Presidente da AP CRSI - Coimbra 


Pronto à Escola ponto

Sejamos francos. Quem pode pagar vai continuar a fazê-lo e quem sairá do sistema, assegurando as magras poupanças que o Estado pretende fazer, são unicamente os mais pobres.

Por Graça Franco


Estragar é fácil

Nesta medida não existe a menor atenção à qualidade relativa das escolas e da educação ministrada, aos interesses de pais e alunos, à estabilidade emocional de crianças e jovens. Não interessa se a escola é boa ou má, se os professores têm ou não qualidade, e faz-se tábua rasa do que pensam os cidadãos envolvidos.


Os Padres primeiro

featured image

Em resumo e como sempre acontece quando o fanatismo se impõe: o ensino piora; os filhos das elites cada vez irão para colégios mais inacessíveis, muitos deles religiosos, claro… até que um dia, nunca se podendo assumir os erros cometidos, se tenta repará-los de alguma forma.

Por Helena Matos


Arquivo

  • 05 de maio de 2016
    • Mensagem CRSI
    • Reunião Geral da Comunidade Educativa
    • C.M. de Anadia apela à manutenção da elevada qualidade da oferta educativa
    • Direito à liberdade de Educação? (Por Adão da Fonseca)
  • 06 de maio de 2016
    • Mensagem Pe. Nuno Santos
    • CRSI, 20 valências = 20 valores
    • A perspetiva dos pais na escolha do estabelecimento de ensino para os seus educandos no CST
    • Sr. ministro, respeite a escolha das famílias (Por Alexandre Homem de Cristo)
  • 07 de maio de 2016
    • Mensagem de João Asseiro, Presidente da APCRSI
    • Cordão Humano em “Defesa da escola” entre o CRSI e CST
    • Ricardo Rio, Presidente da CM Braga, em entrevista ao Porto Canal [video]
    • Neste país é mesmo difícil encontrar um liberal (Por José Manuel Fernandes)
  • 08 de maio de 2016
    • Mensagem de Célia Mendes, Professora
    • Mega-abraço pela liberdade de escolha [video]
    • Um abraço com dois mil braços, em forma de cordão humano... [revista de imprensa]
    • Morte anunciada ao ensino privado? (Por Jorge Cotovio, Secretário Geral da APEC)
  • 09 de maio de 2016
    • Mensagem de Rodrigo Queiroz e Melo
    • Funcionários e Encarregados de Educação do CRSI reunidos para uma contextualização dos CA's
    • Colégios jesuítas com contrato de associação em risco
    • Interesses totalitários (Por João César das Neves)
  • 10 de maio de 2016
    • Fernando Adão da Fonseca, FLE
    • Professor, o foco do sistema de ensino finlandês
    • FNE rejeita medidas que promovem desemprego no setor privado da Educação
    • A destruição de valor continua (Por Joaquim Azevedo, CNE)
  • 11 de maio de 2016
    • Mensagem de Rodrigo Queirós e Melo, AEEP
    • Representantes de colégios, professores e familiares de alunos reuniram cem mil cartas de protesto
    • Os Contratos de Associação como um meio para a Liberdade de Escolha
    • Chular o Estado (Vital Moreira) e Carta aberta de Mário Pinto a Vital Moreira
  • 12 de maio de 2016
    • Mensagem de Henrique Monteiro
    • Debate “Contratos de Associação no Séc. XXI” [convite]
    • Testemunho de uma mãe que teve que mudar o seu filho de escola no 4º ano
    • Há princípios irrenunciáveis (por Mário Pinto)
  • 13 de maio de 2016
    • Mensagem da CONFAP
    • Defesa da Escola [Ponto], 10ºA1 CRSI [video]
    • Comunicado do Conselho Presbiteral de Braga sobre a liberdade de educação
    • Há princípios irrenunciáveis(por João Carlos Espada)
  • 14 de maio de 2016
    • Mensagem Inicial
    • Patriarca defende «justo financiamento» de escolas não estatais [video]
    • Estado e liberdade de ensino
    • Caramba! Desculpem-me a grosseria, mas é caso para isso(por Mário Pinto)
  • 15 de maio de 2016
    • Mensagem Inicial
    • Patriarca defende «justo financiamento» de escolas não estatais [video]
    • Estado e liberdade de ensino
    • Liberalismo e jacobinismo, a propósito da liberdade de aprender (por Rodrigo Adão da Fonseca)
  • 16 de maio de 2016
    • Mensagem de Manuela Ferreira Leite
    • “Contratos de Associação no Séc. XXI”
    • Educação pública e privada (por Dantas Rodrigues)
    • Governo deve respeitar e honrar os compromissos (por Ana Rita Bessa)
  • 17 de maio de 2016
    • Mensagem de Michael Seufert
    • Uma precipitação clara que de resto não é a primeira na área da educação
    • “Contratos de Associação no Séc. XXI”.
    • Bora lá então falar da escola pública (por João Taborda da Gama)
  • 18 de maio de 2016
    • Mensagem de Assunção Cristas
    • Visão [imagem]
    • Direção Regional de Educação, dez anos depois
    • Contratos de associação: um debate hipócrita (por Alexandre Homem Cristo)
  • 19 de maio de 2016
    • Mensagem de Luís Marinho
    • Governo não vai abrir novas turmas em metade dos colégios com contrato de associação
    • Em cada aluno, mora uma pessoa única!
    • Liberdade de aprender e ensinar (por Guilherme d'Oliveira Martins)
  • 20 de maio de 2016
    • Mensagem Inicial
    • Deixem-me estudar na escola que eu gosto
    • Há quem queira o monopólio estatal do ensino. Eu sou contra!
    • O poderoso lóbi do Ministério da Educação (por Henrique Monteiro)
  • 21 de maio de 2016
    • Mensagem de Rodrigo Adão da Fonseca
    • O conceito de “serviço público de educação” deve ser abrangente, responsável e integrado, envolvendo as diversas iniciativas
    • A liberdade de ser estúpido
    • A escola pública e a difícil relação da nossa esquerda com a liberdade (Por José Manuel Fernandes)
  • 22 de maio de 2016
    • Mensagem de Maria do Carmo Seabra
    • Redução do número de turmas em Contrato de Associação
    • Projeto de estudo sobre custos de ensino público e particular chumbado
    • Avé Estado (por Miguel Copetto)
  • 23 de maio de 2016
    • Mensagem de Ana Rita Bessa
    • Brincadeira de mau gosto!
    • Liberdade de Educação
    • A escola pública e o colégio privado (por José Miguel Sardica)
  • 24 de maio de 2016
    • Mensagem de Maria João Marques
    • [Galeria de fotos]
    • E se o CAIC fechar [video]
    • O ensino privado é um toalhete Kleenex (por José Miguel Júdice)
  • 25 de maio de 2016
    • Mensagem de Alexandre Homem Cristo
    • A morte da Arcorensis
    • Parece que o Estado não é pessoa de bem
    • Um país onde se fala ao contrário (por Helena Matos)
  • 26 de maio de 2016
    • Mensagem de Paulo Barradas
    • Saiu o estudo de rede: Pobres na escola pública e ricos na escola privada!
    • Dinheiro comum
    • Quer extinguir-se a escola privada, pondo uma pública ao lado (por Roberto Carneiro)
  • 27 de maio de 2016
    • Citação de Rita Rato (PCP, 19.1.2011)
    • PCP, em defesa dos contratos de associação (em 2011).
    • Do enorme peso dos contratos de associação no orçamento da Escola Pública
    • O ataque soviético contra os contratos de associação (por André Alves)
  • 28 de maio de 2016
    • Citação de Carlos Sabbi
    • "manif"
    • Corte nos colégios. “Medida tem más razões de caráter”
    • A difícil relação da esquerda (alguma) com a liberdade (por José Manuel Fernandes)
  • 29 de maio de 2016
    • Citação de David Justino
    • Colégios manifestam-se este domingo em Lisboa
    • Olha, o Ministério da Educação não sabe fazer contas de somar
    • O estado contra as pessoas (por Michael Seufert)
  • 30 de maio de 2016
    • Citação de D. Manuel Clemente
    • "manif" [galeria de fotos]
    • Contratos de associação, o processo da sua extinção e o bem comum
    • Mandai-nos nus pela rua, mas deixai-nos educar os nossos filhos (por Fernando da Fonseca)
  • 31 de maio de 2016
    • Mensagem Inicial FLE
    • "manif" [video]
    • "manif" [revista de imprensa]
    • Liberdade de ensino ou Estado-educador? (por João Carlos Espada)
  • 01 de junho de 2016
    • Mensagem de José Maria Brito
    • Citação de Joaquim Azevedo
    • Escolas para o Século XXI
    • Não se aprende muito quando se tapa os olhos (por Michael Seufert)
  • 02 de junho de 2016
    • Mensagem de Carlos Guimarães Pinto
    • Entrevista a Jorge Cotovio sobre o ensino privado na rede nacional de escolas
    • Contratos de Associação
    • Braga da Cruz acusa Governo de causar “fractura desastrosa” na educação
APCRSI browser, globe, international, internet, web, world icon electronic, email, mail, message, online, web icon facebook icon flickr icon

Se recebeu esta mensagem por terceiros e pretende passar a recebê-la da APCRSI, por favor clique aqui
Se não pretende receber mais mensagens da APCRSI, por favor clique aqui