featured image

29 de maio de 2016

O principal problema da educação em Portugal, diz, é uma “falta de sentido de futuro”. Deram-se “passos significativos nas qualificações”, mas “a economia não está a dar resposta”. Por isso, adverte de forma informal Tiago Brandão Rodrigues: “A sofreguidão reformista não é boa conselheira”.

David Justino


Colégios manifestam-se este domingo em Lisboa

Depois dos 'Abraços' às escolas em forma de cordão humano, largadas de balões, vigílias, camisolas amarelas, protestos frente aos colégios e em eventos do Governo, os colégios juntam-se em Lisboa.


Olha, o Ministério da Educação não sabe fazer contas de somar

Há muito tempo que não via um “estudo” assim, tão descaradamente aldrabado para chegar a conclusões previamente definidas: as de que é necessário fechar umas dezenas de escolas com contratos de associação. E não escrevo “fechar escolas” de ânimo leve, pois é disso realmente que se trata em inúmeros casos e é isso que os responsáveis do Ministério da Educação verdadeiramente desejam (e até verbalizam).


O estado contra as pessoas

featured image

Sobre os contratos de associação, o que assusta não é tanto a tentativa de alguns de assegurarem ainda mais controlo sobre o sistema educativo. É esse o objectivo de existência da FENPROF e dos respectivos comissários políticos do PCP e é compreensível que assim ajam.

Tão pouco me faz confusão uma certa atitude de invejinha do tipo “eu pago, paguem também” ou “não há contratos de associação em todo o lado, estes privilégios têm de acabar”. A inveja é um traço humano bem conhecido.

O que me assusta é o evidente prazer que algumas pessoas mostram em tirar a algumas famílias o projecto educativo que escolheram e a que até agora podiam aceder, ao mesmo tempo que desprezam que essas famílias se manifestem contra essa atitude.

Por Michael Seufert


Arquivo

  • 05 de maio de 2016
    • Mensagem CRSI
    • Reunião Geral da Comunidade Educativa
    • C.M. de Anadia apela à manutenção da elevada qualidade da oferta educativa
    • Direito à liberdade de Educação? (Por Adão da Fonseca)
  • 06 de maio de 2016
    • Mensagem Pe. Nuno Santos
    • CRSI, 20 valências = 20 valores
    • A perspetiva dos pais na escolha do estabelecimento de ensino para os seus educandos no CST
    • Sr. ministro, respeite a escolha das famílias (Por Alexandre Homem de Cristo)
  • 07 de maio de 2016
    • Mensagem de João Asseiro, Presidente da APCRSI
    • Cordão Humano em “Defesa da escola” entre o CRSI e CST
    • Ricardo Rio, Presidente da CM Braga, em entrevista ao Porto Canal [video]
    • Neste país é mesmo difícil encontrar um liberal (Por José Manuel Fernandes)
  • 08 de maio de 2016
    • Mensagem de Célia Mendes, Professora
    • Mega-abraço pela liberdade de escolha [video]
    • Um abraço com dois mil braços, em forma de cordão humano... [revista de imprensa]
    • Morte anunciada ao ensino privado? (Por Jorge Cotovio, Secretário Geral da APEC)
  • 09 de maio de 2016
    • Mensagem de Rodrigo Queiroz e Melo
    • Funcionários e Encarregados de Educação do CRSI reunidos para uma contextualização dos CA's
    • Colégios jesuítas com contrato de associação em risco
    • Interesses totalitários (Por João César das Neves)
  • 10 de maio de 2016
    • Fernando Adão da Fonseca, FLE
    • Professor, o foco do sistema de ensino finlandês
    • FNE rejeita medidas que promovem desemprego no setor privado da Educação
    • A destruição de valor continua (Por Joaquim Azevedo, CNE)
  • 11 de maio de 2016
    • Mensagem de Rodrigo Queirós e Melo, AEEP
    • Representantes de colégios, professores e familiares de alunos reuniram cem mil cartas de protesto
    • Os Contratos de Associação como um meio para a Liberdade de Escolha
    • Chular o Estado (Vital Moreira) e Carta aberta de Mário Pinto a Vital Moreira
  • 12 de maio de 2016
    • Mensagem de Henrique Monteiro
    • Debate “Contratos de Associação no Séc. XXI” [convite]
    • Testemunho de uma mãe que teve que mudar o seu filho de escola no 4º ano
    • Há princípios irrenunciáveis (por Mário Pinto)
  • 13 de maio de 2016
    • Mensagem da CONFAP
    • Defesa da Escola [Ponto], 10ºA1 CRSI [video]
    • Comunicado do Conselho Presbiteral de Braga sobre a liberdade de educação
    • Há princípios irrenunciáveis(por João Carlos Espada)
  • 14 de maio de 2016
    • Mensagem Inicial
    • Patriarca defende «justo financiamento» de escolas não estatais [video]
    • Estado e liberdade de ensino
    • Caramba! Desculpem-me a grosseria, mas é caso para isso(por Mário Pinto)
  • 15 de maio de 2016
    • Mensagem Inicial
    • Patriarca defende «justo financiamento» de escolas não estatais [video]
    • Estado e liberdade de ensino
    • Liberalismo e jacobinismo, a propósito da liberdade de aprender (por Rodrigo Adão da Fonseca)
  • 16 de maio de 2016
    • Mensagem de Manuela Ferreira Leite
    • “Contratos de Associação no Séc. XXI”
    • Educação pública e privada (por Dantas Rodrigues)
    • Governo deve respeitar e honrar os compromissos (por Ana Rita Bessa)
  • 17 de maio de 2016
    • Mensagem de Michael Seufert
    • Uma precipitação clara que de resto não é a primeira na área da educação
    • “Contratos de Associação no Séc. XXI”.
    • Bora lá então falar da escola pública (por João Taborda da Gama)
  • 18 de maio de 2016
    • Mensagem de Assunção Cristas
    • Visão [imagem]
    • Direção Regional de Educação, dez anos depois
    • Contratos de associação: um debate hipócrita (por Alexandre Homem Cristo)
  • 19 de maio de 2016
    • Mensagem de Luís Marinho
    • Governo não vai abrir novas turmas em metade dos colégios com contrato de associação
    • Em cada aluno, mora uma pessoa única!
    • Liberdade de aprender e ensinar (por Guilherme d'Oliveira Martins)
  • 20 de maio de 2016
    • Mensagem Inicial
    • Deixem-me estudar na escola que eu gosto
    • Há quem queira o monopólio estatal do ensino. Eu sou contra!
    • O poderoso lóbi do Ministério da Educação (por Henrique Monteiro)
  • 21 de maio de 2016
    • Mensagem de Rodrigo Adão da Fonseca
    • O conceito de “serviço público de educação” deve ser abrangente, responsável e integrado, envolvendo as diversas iniciativas
    • A liberdade de ser estúpido
    • A escola pública e a difícil relação da nossa esquerda com a liberdade (Por José Manuel Fernandes)
  • 22 de maio de 2016
    • Mensagem de Maria do Carmo Seabra
    • Redução do número de turmas em Contrato de Associação
    • Projeto de estudo sobre custos de ensino público e particular chumbado
    • Avé Estado (por Miguel Copetto)
  • 23 de maio de 2016
    • Mensagem de Ana Rita Bessa
    • Brincadeira de mau gosto!
    • Liberdade de Educação
    • A escola pública e o colégio privado (por José Miguel Sardica)
  • 24 de maio de 2016
    • Mensagem de Maria João Marques
    • [Galeria de fotos]
    • E se o CAIC fechar [video]
    • O ensino privado é um toalhete Kleenex (por José Miguel Júdice)
  • 25 de maio de 2016
    • Mensagem de Alexandre Homem Cristo
    • A morte da Arcorensis
    • Parece que o Estado não é pessoa de bem
    • Um país onde se fala ao contrário (por Helena Matos)
  • 26 de maio de 2016
    • Mensagem de Paulo Barradas
    • Saiu o estudo de rede: Pobres na escola pública e ricos na escola privada!
    • Dinheiro comum
    • Quer extinguir-se a escola privada, pondo uma pública ao lado (por Roberto Carneiro)
  • 27 de maio de 2016
    • Citação de Rita Rato (PCP, 19.1.2011)
    • PCP, em defesa dos contratos de associação (em 2011).
    • Do enorme peso dos contratos de associação no orçamento da Escola Pública
    • O ataque soviético contra os contratos de associação (por André Alves)
  • 28 de maio de 2016
    • Citação de Carlos Sabbi
    • "manif"
    • Corte nos colégios. “Medida tem más razões de caráter”
    • A difícil relação da esquerda (alguma) com a liberdade (por José Manuel Fernandes)
APCRSI browser, globe, international, internet, web, world icon electronic, email, mail, message, online, web icon facebook icon flickr icon

Se recebeu esta mensagem por terceiros e pretende passar a recebê-la da APCRSI, por favor clique aqui
Se não pretende receber mais mensagens da APCRSI, por favor clique aqui