featured image

21 de maio de 2016

Há boas escolas públicas/privadas? Há. E há más escolas privadas/públicas? Seguramente que as há. Agora, como se libertam os cidadãos quando têm o azar de ir parar à escola errada, ao professor errado? Se houver liberdade de escolha, não sendo inócuo, há uma saída à escala do cidadão: muda de Escola. E se a Escola for pública, no quadro do atual sistema? Vai fazer queixa à direção-regional-de-onde-calha? Liga para o Correio da Manhã?

por Rodrigo Adão da Fonseca


O conceito de “serviço público de educação” deve ser abrangente, responsável e integrado, envolvendo as diversas iniciativas

O conceito de “serviço público de educação” deve ser abrangente, responsável e integrado, envolvendo as diversas iniciativas

A liberdade de ser estúpido

image

O melhor exemplo é o do sector das telecomunicações em que existem 3 redes celulares paralelas e 2,5 redes de fibra óptica. Seria economicamente mais eficiente ter apenas um operador de telemóveis e fibra. Mas não, apesar das economias de escala enormes no sector, o grande salto no sector das telecomunicações (em termos de baixa de preço por minuto e aumento da qualidade da rede) aconteceu precisamente quando passou a existir concorrência.


A escola pública e a difícil relação da nossa esquerda com a liberdade

featured image

A principal diferença na gestão das escolas privadas por comparação com as públicas é que aquelas têm de mostrar resultados aos pais e às famílias e estas só prestam contas ao ministério.

Por José Manuel Fernandes


Arquivo

  • 05 de maio de 2016
    • Mensagem CRSI
    • Reunião Geral da Comunidade Educativa
    • C.M. de Anadia apela à manutenção da elevada qualidade da oferta educativa
    • Direito à liberdade de Educação? (Por Adão da Fonseca)
  • 06 de maio de 2016
    • Mensagem Pe. Nuno Santos
    • CRSI, 20 valências = 20 valores
    • A perspetiva dos pais na escolha do estabelecimento de ensino para os seus educandos no CST
    • Sr. ministro, respeite a escolha das famílias (Por Alexandre Homem de Cristo)
  • 07 de maio de 2016
    • Mensagem de João Asseiro, Presidente da APCRSI
    • Cordão Humano em “Defesa da escola” entre o CRSI e CST
    • Ricardo Rio, Presidente da CM Braga, em entrevista ao Porto Canal [video]
    • Neste país é mesmo difícil encontrar um liberal (Por José Manuel Fernandes)
  • 08 de maio de 2016
    • Mensagem de Célia Mendes, Professora
    • Mega-abraço pela liberdade de escolha [video]
    • Um abraço com dois mil braços, em forma de cordão humano... [revista de imprensa]
    • Morte anunciada ao ensino privado? (Por Jorge Cotovio, Secretário Geral da APEC)
  • 09 de maio de 2016
    • Mensagem de Rodrigo Queiroz e Melo
    • Funcionários e Encarregados de Educação do CRSI reunidos para uma contextualização dos CA's
    • Colégios jesuítas com contrato de associação em risco
    • Interesses totalitários (Por João César das Neves)
  • 10 de maio de 2016
    • Fernando Adão da Fonseca, FLE
    • Professor, o foco do sistema de ensino finlandês
    • FNE rejeita medidas que promovem desemprego no setor privado da Educação
    • A destruição de valor continua (Por Joaquim Azevedo, CNE)
  • 11 de maio de 2016
    • Mensagem de Rodrigo Queirós e Melo, AEEP
    • Representantes de colégios, professores e familiares de alunos reuniram cem mil cartas de protesto
    • Os Contratos de Associação como um meio para a Liberdade de Escolha
    • Chular o Estado (Vital Moreira) e Carta aberta de Mário Pinto a Vital Moreira
  • 12 de maio de 2016
    • Mensagem de Henrique Monteiro
    • Debate “Contratos de Associação no Séc. XXI” [convite]
    • Testemunho de uma mãe que teve que mudar o seu filho de escola no 4º ano
    • Há princípios irrenunciáveis (por Mário Pinto)
  • 13 de maio de 2016
    • Mensagem da CONFAP
    • Defesa da Escola [Ponto], 10ºA1 CRSI [video]
    • Comunicado do Conselho Presbiteral de Braga sobre a liberdade de educação
    • Há princípios irrenunciáveis(por João Carlos Espada)
  • 14 de maio de 2016
    • Mensagem Inicial
    • Patriarca defende «justo financiamento» de escolas não estatais [video]
    • Estado e liberdade de ensino
    • Caramba! Desculpem-me a grosseria, mas é caso para isso(por Mário Pinto)
  • 15 de maio de 2016
    • Mensagem Inicial
    • Patriarca defende «justo financiamento» de escolas não estatais [video]
    • Estado e liberdade de ensino
    • Liberalismo e jacobinismo, a propósito da liberdade de aprender (por Rodrigo Adão da Fonseca)
  • 16 de maio de 2016
    • Mensagem de Manuela Ferreira Leite
    • “Contratos de Associação no Séc. XXI”
    • Educação pública e privada (por Dantas Rodrigues)
    • Governo deve respeitar e honrar os compromissos (por Ana Rita Bessa)
  • 17 de maio de 2016
    • Mensagem de Michael Seufert
    • Uma precipitação clara que de resto não é a primeira na área da educação
    • “Contratos de Associação no Séc. XXI”.
    • Bora lá então falar da escola pública (por João Taborda da Gama)
  • 18 de maio de 2016
    • Mensagem de Assunção Cristas
    • Visão [imagem]
    • Direção Regional de Educação, dez anos depois
    • Contratos de associação: um debate hipócrita (por Alexandre Homem Cristo)
  • 19 de maio de 2016
    • Mensagem de Luís Marinho
    • Governo não vai abrir novas turmas em metade dos colégios com contrato de associação
    • Em cada aluno, mora uma pessoa única!
    • Liberdade de aprender e ensinar (por Guilherme d'Oliveira Martins)
  • 20 de maio de 2016
    • Mensagem Inicial
    • Deixem-me estudar na escola que eu gosto
    • Há quem queira o monopólio estatal do ensino. Eu sou contra!
    • O poderoso lóbi do Ministério da Educação (por Henrique Monteiro)
APCRSI browser, globe, international, internet, web, world icon electronic, email, mail, message, online, web icon facebook icon flickr icon

Se recebeu esta mensagem por terceiros e pretende passar a recebê-la da APCRSI, por favor clique aqui
Se não pretende receber mais mensagens da APCRSI, por favor clique aqui