featured image
 

05 de Maio de 2016

Em 1996, o governo liderado pelo Eng.º António Guterres contatou o colégio, no sentido de celebrar com ele, como instituição religiosa sem fins lucrativos, um contrato de associação que visava a cobertura de duas turmas por ano letivo, dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico obrigatório.

O Colégio acedeu ao pedido, o que permitiu que muitas famílias de menores rendimentos tivessem a possibilidade de optar pelo projeto educativo do Colégio, reforçando deste modo os princípios da educação para todos e de liberdade do ensino consagrados na Constituição e na legislação vigente.

Para dar resposta ao desafio do Ministério da Educação e ao interesse das famílias, o CRSI cresceu em equipamentos e recursos humanos. Organizou e adequou sempre os seus melhores recursos, humanos e materiais, ao serviço da educação pública.

Hoje o Colégio serve uma população escolar que envolve cerca de 900 alunos, do pré-escolar ao 12.º ano e 700 famílias, cujas liberdades e direitos são colocadas em causa, com a legislação posta em vigor.

CRSI


 

Reunião Geral da Comunidade Educativa, Sexta-feira, 6 de maio

featured image

Estamos a viver um momento crítico no que respeita à continuidade dos Contratos de Associação (CA) no nosso Colégio.

O Ministério da Educação alterou as regras do jogo, pondo em causa os contratos que o Governo de Portugal assinou há um ano com os Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo.

As razões que estão na base desta decisão nada têm que ver com a eficiência e qualidade do ensino e dos projetos educativos destas escolas. É por este motivo que urge a mobilização de todos os pais e comunidade educativa do nosso Colégio no sentido da Defesa da Liberdade de Escolha e unidos, dizermos “NÃO” à extinção dos Contratos de Associação. Pagamos impostos como qualquer outro cidadão, pelo que também temos o direito de escolher a escola!

Contamos com a presença de todos na reunião da próxima sexta-feira, dia 6 de maio, pelas 21:30h, no auditório do nosso Colégio, de modo a que todos sejam informados sobre o que está a acontecer e, sobretudo, podermos definir ações que visem a defesa dos direitos dos pais à escolha da escola no presente e no futuro.

Contamos com todos.


C.M. de Anadia apela à manutenção da elevada qualidade da oferta educativa

featured image

[...] é inevitável o direito das famílias a escolherem a escola que julguem mais capaz de produzir a resposta adequada em matéria de aprendizagens, bem como no que respeita ao apoio social e familiar.


Direito à liberdade de educação?

featured image

A prova dos nove de qualquer sistema de ensino reside na resposta que dá a uma criança de uma família com poucos ou nenhuns recursos económicos e culturais.

(por Fernando Adão da Fonseca)


APCRSI browser, globe, international, internet, web, world icon electronic, email, mail, message, online, web icon facebook icon flickr icon

Se recebeu esta mensagem por terceiros e pretende passar a recebê-la da APCRSI, por favor clique aqui
Se não pretende receber mais mensagens da APCRSI, por favor clique aqui