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27 de maio de 2016

SE O PROBLEMA É O AMARELO, MUDA-SE A COR

O que o governo quer fazer, é não apenas não cumprir um direito fundamental a todos os estudantes, mas degradar as condições em que as escolas com contrato de associação […], consigam consagrar e consigam garantir este direito a milhares de estudantes, mas de uma forma pior e em piores condições. É muito grave, entende o PCP, que estas escolas tenham assumido compromissos, porque estas escolas fazem parte das cartas educativas municipais...

Rita Rato, PCP, 19.1.2011

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PCP, em defesa dos contratos de associação (em 2011).


Do enorme peso dos contratos de associação no orçamento da Escola Pública

Chegados a este ponto da discussão sobre contratos de associação, talvez valha a pena dar alguma perspectiva. Fala-se muito nas poupanças com contratos de associação e no que esse dinheiro representará para a melhoria da escola estatal. O governo até fez umas contas, muito optimistas como habitual, sobre as poupanças que espera. O mais provável é que o estado até acabe por ter mais despesa por transferir estas turmas. Mas vamos assumir que os cálculos do governo estão correctos. Qual será então o peso destas poupanças no orçamento do estado para a educação? Qual o peso destes fundos extras que ajudarão a melhorar a escola pública? No gráfico abaixo podem ver exactamente isso:

Se estiver a ler este post no seu telemóvel provavelmente verá apenas uma grande bola vermelha. Esse é o orçamento estatal para educação. Faça zoom-in e encontrará uma pequena linha amarela, quase imperceptível. Essa é a poupança que o governo espera e que justifica a mudança de milhares de crianças de escolas e o arruinar de projectos educativos de décadas, apenas por serem geridos por privados. Este é o dinheiro que segundo alguns irá transformar para melhor as escolas públicas estatais.

Por Carlos Guimarães Pinto


O ataque soviético contra os contratos de associação

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Embora longe de serem uma solução ideal em termos de liberdade de educação, os contratos de associação sempre foram profundamente incómodos para os defensores da completa estatização do ensino.

Por André Alves


Arquivo

  • 05 de maio de 2016
    • Mensagem CRSI
    • Reunião Geral da Comunidade Educativa
    • C.M. de Anadia apela à manutenção da elevada qualidade da oferta educativa
    • Direito à liberdade de Educação? (Por Adão da Fonseca)
  • 06 de maio de 2016
    • Mensagem Pe. Nuno Santos
    • CRSI, 20 valências = 20 valores
    • A perspetiva dos pais na escolha do estabelecimento de ensino para os seus educandos no CST
    • Sr. ministro, respeite a escolha das famílias (Por Alexandre Homem de Cristo)
  • 07 de maio de 2016
    • Mensagem de João Asseiro, Presidente da APCRSI
    • Cordão Humano em “Defesa da escola” entre o CRSI e CST
    • Ricardo Rio, Presidente da CM Braga, em entrevista ao Porto Canal [video]
    • Neste país é mesmo difícil encontrar um liberal (Por José Manuel Fernandes)
  • 08 de maio de 2016
    • Mensagem de Célia Mendes, Professora
    • Mega-abraço pela liberdade de escolha [video]
    • Um abraço com dois mil braços, em forma de cordão humano... [revista de imprensa]
    • Morte anunciada ao ensino privado? (Por Jorge Cotovio, Secretário Geral da APEC)
  • 09 de maio de 2016
    • Mensagem de Rodrigo Queiroz e Melo
    • Funcionários e Encarregados de Educação do CRSI reunidos para uma contextualização dos CA's
    • Colégios jesuítas com contrato de associação em risco
    • Interesses totalitários (Por João César das Neves)
  • 10 de maio de 2016
    • Fernando Adão da Fonseca, FLE
    • Professor, o foco do sistema de ensino finlandês
    • FNE rejeita medidas que promovem desemprego no setor privado da Educação
    • A destruição de valor continua (Por Joaquim Azevedo, CNE)
  • 11 de maio de 2016
    • Mensagem de Rodrigo Queirós e Melo, AEEP
    • Representantes de colégios, professores e familiares de alunos reuniram cem mil cartas de protesto
    • Os Contratos de Associação como um meio para a Liberdade de Escolha
    • Chular o Estado (Vital Moreira) e Carta aberta de Mário Pinto a Vital Moreira
  • 12 de maio de 2016
    • Mensagem de Henrique Monteiro
    • Debate “Contratos de Associação no Séc. XXI” [convite]
    • Testemunho de uma mãe que teve que mudar o seu filho de escola no 4º ano
    • Há princípios irrenunciáveis (por Mário Pinto)
  • 13 de maio de 2016
    • Mensagem da CONFAP
    • Defesa da Escola [Ponto], 10ºA1 CRSI [video]
    • Comunicado do Conselho Presbiteral de Braga sobre a liberdade de educação
    • Há princípios irrenunciáveis(por João Carlos Espada)
  • 14 de maio de 2016
    • Mensagem Inicial
    • Patriarca defende «justo financiamento» de escolas não estatais [video]
    • Estado e liberdade de ensino
    • Caramba! Desculpem-me a grosseria, mas é caso para isso(por Mário Pinto)
  • 15 de maio de 2016
    • Mensagem Inicial
    • Patriarca defende «justo financiamento» de escolas não estatais [video]
    • Estado e liberdade de ensino
    • Liberalismo e jacobinismo, a propósito da liberdade de aprender (por Rodrigo Adão da Fonseca)
  • 16 de maio de 2016
    • Mensagem de Manuela Ferreira Leite
    • “Contratos de Associação no Séc. XXI”
    • Educação pública e privada (por Dantas Rodrigues)
    • Governo deve respeitar e honrar os compromissos (por Ana Rita Bessa)
  • 17 de maio de 2016
    • Mensagem de Michael Seufert
    • Uma precipitação clara que de resto não é a primeira na área da educação
    • “Contratos de Associação no Séc. XXI”.
    • Bora lá então falar da escola pública (por João Taborda da Gama)
  • 18 de maio de 2016
    • Mensagem de Assunção Cristas
    • Visão [imagem]
    • Direção Regional de Educação, dez anos depois
    • Contratos de associação: um debate hipócrita (por Alexandre Homem Cristo)
  • 19 de maio de 2016
    • Mensagem de Luís Marinho
    • Governo não vai abrir novas turmas em metade dos colégios com contrato de associação
    • Em cada aluno, mora uma pessoa única!
    • Liberdade de aprender e ensinar (por Guilherme d'Oliveira Martins)
  • 20 de maio de 2016
    • Mensagem Inicial
    • Deixem-me estudar na escola que eu gosto
    • Há quem queira o monopólio estatal do ensino. Eu sou contra!
    • O poderoso lóbi do Ministério da Educação (por Henrique Monteiro)
  • 21 de maio de 2016
    • Mensagem de Rodrigo Adão da Fonseca
    • O conceito de “serviço público de educação” deve ser abrangente, responsável e integrado, envolvendo as diversas iniciativas
    • A liberdade de ser estúpido
    • A escola pública e a difícil relação da nossa esquerda com a liberdade (Por José Manuel Fernandes)
  • 22 de maio de 2016
    • Mensagem de Maria do Carmo Seabra
    • Redução do número de turmas em Contrato de Associação
    • Projeto de estudo sobre custos de ensino público e particular chumbado
    • Avé Estado (por Miguel Copetto)
  • 23 de maio de 2016
    • Mensagem de Ana Rita Bessa
    • Brincadeira de mau gosto!
    • Liberdade de Educação
    • A escola pública e o colégio privado (por José Miguel Sardica)
  • 24 de maio de 2016
    • Mensagem de Maria João Marques
    • [Galeria de fotos]
    • E se o CAIC fechar [video]
    • O ensino privado é um toalhete Kleenex (por José Miguel Júdice)
  • 25 de maio de 2016
    • Mensagem de Alexandre Homem Cristo
    • A morte da Arcorensis
    • Parece que o Estado não é pessoa de bem
    • Um país onde se fala ao contrário (por Helena Matos)
  • 26 de maio de 2016
    • Mensagem de Paulo Barradas
    • Saiu o estudo de rede: Pobres na escola pública e ricos na escola privada!
    • Dinheiro comum
    • Quer extinguir-se a escola privada, pondo uma pública ao lado (por Roberto Carneiro)
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